Cursos Abertos

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (EAD)

Ementa: Estudar a formulação de estratégias de operações. Estratégias de crescimento, estabilidade e encolhimento. Fusões, aquisições e joint ventures. A Arte da Guerra e a estratégia empresarial. Análise da concorrência, fornecedores, clientes, entrantes, etc. Estratégia de produto. Matriz de análise BCG. Análise Swot (PFOA). Gerenciando o processo de mudança estratégica. Desenhando a estrutura da estratégia. O papel do administrador na definição da estratégia. As escolas da estratégia de Mintzberg.

Objetivos Gerais:
– Compreender os conceitos básicos e os tipos de planejamento;
– Conhecer processos, metodologias e ferramentas de diagnóstico, formulação, implementação, controle e avaliação de estratégias.;
– Transmitir aos participantes conhecimentos essenciais sobre as bases do planejamento estratégico, desenvolvendo competências que lhes permitam conquistar melhores resultados operacionais e a competitividade nas organizações.

Objetivos Específicos:
– Permitir ao aluno compreender a importância e abrangência do processo de planejamento estratégico nas organizações contemporâneas;
– Capacitar o aluno para contribuir no desenvolvimento, análise e controle de atividades e programas no Planejamento estratégico, identificando e dimensionando riscos para tomada de decisões;
– Compreender a relação teoria/prática das principais estratégias competitivas adotadas pelas organizações em relação ao meio ambiente.

Conteúdo Programático:
– Conceitos de planejamento e estratégia;
– Ferramentas de análise de ambiente externo e interno;
– Objetivos e desafios empresariais;
– Visão e missão;
– Balanced Scorecard;
– Controle e avaliação do planejamento estratégico.

Método de avaliação:
Realização do exercício on-line com atribuição de nota mínima 5 (50%).

Metodologia:
Aulas expositivas, caderno interativo e exercícios de fixação.

Certificação:
O certificado será emitido ao final do curso por meio de solicitação do aluno.