QUALIFICA PALHOÇA 

O Qualifica Palhoça é um projeto que tem a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes e servidores públicos do município, aperfeiçoando as habilidades dos profissionais e reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado. 

O objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, oferecendo capacitações através de cursos, palestras e oficinas aos candidatos a vagas de emprego e aos participantes do programa Jovem Aprendiz no município de Palhoça.

— INSCREVA-SE —

Cursos Abertos

Ementa:
Características de um Assistente Administrativo – Rotinas de serviço – Noções
de informática. Responsabilidades do DP. Rotinas do DP. Atividades do
departamento pessoal. Liderança e gestão

Objetivos Gerais:
Promover ao aluno noções administrativas avançadas, noções fundamentais
de informática, departamento pessoal e liderança.

Objetivo Específico:
Preparar os alunos para o mercado de trabalho, com conhecimento em
ambiente do trabalho, documentos, informática, DP e liderança.

Conteúdo programático:

  • Ambiente do trabalho
  • Departamento pessoal
  • Liderança e gestão
  • Carga horária: 40h

Ementa:
Aplicação de pessoas e seus desdobramentos. Manutenção de pessoas;
remuneração e planos de benefícios, higiene e segurança do trabalho.

Objetivo Geral:
Apresentar os conceitos de aplicação de pessoas com foco estratégico.

Objetivos Específicos:
Apresentar os conceitos de manutenção de pessoas, e sua relevância para as
organizações. Preparar o aluno para exercer as funções de assistente de RH de forma crítica a
partir dos conceitos teóricos sobre aplicação e manutenção de pessoas como
estratégias fundamentais para as empresas.

Conteúdo programático:

  • Integração de funcionários
  • Desenho de cargos
  • Descrição e análise de cargos
  • Avaliação de desempenho
  • Remuneração e compensação
  • Benefícios e serviços sociais
  • Higiene e segurança do trabalho
  • Carga horária: 40h

Ementa:
Atividades primárias. Atividades de apoio à logística e sua relevância. Sistema
de informação aplicado à logística. A interação do setor de logística com os
demais departamentos da organização.

Objetivo Geral:
Apresentar ao aluno as atividades que envolvem os processos logísticos e suas
relações para um melhor desempenho do negócio.

Objetivos Específicos:
 Apresentar as atividades primárias e de apoio a logística.
 Proporcionar uma visão holística dos processos logísticos.
 Incentivar uma postura profissional voltada para a análise de desempenho.

Conteúdo Programático:
 Atividades primárias
 Atividades de apoio a logística
 Logística e demais áreas administrativas
 Processos logísticos
 Embalagem na logística
 Carga horária: 40h

Ementa:
Definição de marketing digital. Etapas da evolução do marketing. Planejamento
e Implementação de estratégias. Oportunidades de negócios e profissionais.

Objetivos Gerais:
Apresentar os principais conceitos de marketing digital, apresentando uma
visão panorâmica das estratégias e das oportunidades.

Objetivos Específicos:
 Apresentar os conceitos de marketing e de marketing digital 
 Apresentar as estratégias mais usadas 
 Motivar o estudante a considerar o marketing digital como diferencial
competitivo nos negócios e na vida profissional.
 Carga horária: 30h

Ementa:
Noções gerais. Conceitos de direito administrativo. Administração pública (Fontes, estado). Regime jurídico-administrativo. O princípio da supremacia.
Princípio da indisponibilidade do interesse público. Princípios constitucionais.
Princípios constitucionais expressos. Princípio da legalidade. Princípio da
impessoalidade/ou finalidade. Princípio da moralidade (importante: moralidade
comum x moralidade administrativa). Princípio da publicidade (publicidade ≠
publicação). Princípio da eficiência. Principio da probidade. Princípio da
economicidade. Principios implicitos/informativos da admin. Pública.
Autotutela. Contraditório e da ampla defesa. Especialidade. Finalidade.
Isonomia. Motivação. Oficialidade. Razoabilidade e proporcionalidade.
Segurança jurídica. Sindicabilidade. Continuidade dos serviços públicos.
Súmulas vinculantes relacionadas ao direito administrativo.

Objetivos Gerais:
Apresentar os princípios que são utilizados como parâmetros toda atividade
administrativa e que dão coerência e harmonização para a aprendizagem e
manejo do Direito Administrativo;

Objetivos Específicos:
Verificar os princípios constitucionais expressos e fundamentais da
Administração Pública; apresentar os princípios implícitos que eliminam
lacunas e aparentes contradições.

Curso em atualização com materiais de leitura disponíveis.

Carga horária: 10h

Ementa:
A revolução tecnológica e a sociedade. A evolução dos Aplicativos. Aplicativos
e suas utilidades. Desenvolvendo aplicativos, aspectos estratégicos e técnicos.

Objetivo Geral:
Apresentar os conceitos gerais que envolvem os softwares feitos para
aparelhos móveis conhecidos como aplicativos.

Objetivos Específicos:
 Levar o aluno a compreensão dos aspectos estratégicos e técnicos para o
desenvolvimento de apps.
 Treinar a criação de apps sem conhecimentos prévios de programação.
 Conhecer as estratégias de análise de público e estratégias e UX para
desenvolvimentos de apps.

Conteúdo programático:
 Sociedade e Tecnologia
 Linha do Tempo dos Aplicativos
 Aplicativos e suas Utilidades
 UX – Experiência do Usuário
 Carga horária: 30h

Ementa:
Estudar os conceitos básicos dos principais paradigmas da Psicologia e suas
repercussões nas concepções de homem, sociedade e educação escolarizada.
Estudar os princípios psicológicos do desenvolvimento humano que
fundamentam ou interferem no processo ensino x aprendizagem. Compreender
o desenvolvimento e interação social – a construção do conhecimento e a
produção da subjetividade, a concepção sócio interacionista na escola – a
ação do professor no desenvolvimento do indivíduo.

Objetivos Gerais:
Analisar a relação Psicologia-Educação compreendendo as contribuições das
visões psicanalítica e neo psicanalítica acerca do desenvolvimento da criança e
das práticas educativas. Compreender a participação da Psicologia na
constituição epistemológica do trabalho docente.

Objetivos Específicos:
 Entender como os princípios psicológicos têm relação com a educação e com
o processo de ensino-aprendizagem e também reconhecer como tais princípios
contribuem para a formação do educador.
 Saber identificar as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem,
compreendendo os seus conceitos e perceber suas contribuições para as
ações educativas.
 Aprender as semelhanças e diferenças nas teorias psicológicas para o ensino
aprendizagem a fim de ressignificar a prática pedagógica a partir das ações
realizadas.

Conteúdo programático:
I- Conceito, contribuições e evoluções da Psicologia da Educação;
II- O Sujeito na perspectiva educacional;
III-A Psicologia da Educação e o processo de Ensino/Aprendizagem;
IV- Perspectivas da aprendizagem de acordo com as linhas psicológicas
(Behaviorismo; Psicanálise; Cognitiva de Piaget; Sócio-histórico-cultural);
V- Contribuições das linhas psicológicas para evolução da Ciência Pedagógica;

Carga horária: 10h

Ementa:
Alfabetização e letramento: contextualização histórica e conceitos.
Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A função social da
escrita. Alfabetização e letramento. Capacidades linguísticas envolvidas no
processo de aquisição da escrita. Planejamento e organização dos processos
de alfabetização e letramento.

Objetivo Geral:
Conhecer os aspectos históricos e sociais que estão relacionados ao processo
de alfabetização de crianças e jovens.

Objetivos Específicos:
 Discutir os postulados teóricos que fundamentam o ensino e a aprendizagem
do processo de alfabetização de crianças e jovens.
 Avaliar as concepções de leitura que a criança internaliza no início do processo
de alfabetização.
 Concluir que o professor alfabetizador é o elemento dinamizador de todo o
processo educativo sendo responsável pela elaboração de procedimentos de
intervenção adequados.
 Identificar os princípios gerais da alfabetização e seus pressupostos
pedagógicos, visando à utilização de diferentes estilos de ensinar.
 Reconhecer os diferentes métodos de alfabetização, suas características e
contribuições para a prática do professor alfabetizador.
 Compreender a importância da Literatura Infantil para o processo de
alfabetização.
 Compreender a aquisição da escrita como um processo que se inicia nas
relações sociais e culturais, bem antes da criança entrar na escola.

 
Conteúdo programático:
1. Alfabetização e letramento: contextualização histórica e conceitos;
2. Concepções teórico-metodológicas da alfabetização;
3. Concepções de linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino da língua;
4. Modos de Organização do trabalho de alfabetização do professor e do
pedagogo;
5. Diversidade textual no processo de alfabetização e letramento;
6. A importância dos jogos no processo de alfabetização e letramento.
7. Carga horária: 10h

Ementa:
Estudar o contexto histórico, a importância e formas de associativismo e do
cooperativismo. Estudar a origem histórica das organizações. Aprender as
formas de cooperação: associação, cooperativa e grupo informal. Analisar o
ambiente social e organizacional. Compreender a relação intrínseca da
inovação com o empreendedorismo na geração de novos empreendimentos. O
empreendedorismo é visto não somente do ponto de vista individual, mas
também do ponto de vista coletivo e social, que tanto pode contribuir para a
inclusão e sucesso de novos empreendedores

Objetivo Geral:
Conhecer sobre a dinâmica do associativismo e cooperativismo.

Objetivos Específicos:
 Entender as diferenças básicas entre cooperativismo e associativismo.
 Analisar e compreender o fenômeno do crescimento e do desenvolvimento de
modo a construir uma visão crítica do estágio de nossa sociedade e das
alternativas que são propostas.
 Demonstrar as práticas empreendedoras no contexto do desenvolvimento
social.
 Compreender o que é uma associação e a importância dessa organização
 Compreender o cooperativismo, a sua história e a importância dessa
organização.
 Conhecer a origem e a caracterização do empreendedor e do
empreendedorismo.
 Compreender sobre o empreendedorismo social como estratégia de
intervenção social.

Conteúdo programático:

I- História e importância do Associativismo;
II- História e importância do Cooperativismo;
III- Empreendedorismo e competências empreendedoras
IV- O Empreendedorismo coletivo no universo solidário e criativo
V- Papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico.

Carga horária: 10h

Ementa:

Conceituação, caracterização e legislação que ampara o Transtorno do Espectro Autista. As diferentes compreensões do Autismo. O Autismo e as TIC’s. Transtorno do Espectro Autista e a educação escolar. Aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista.

Objetivo Geral:

Conhecer a conceituação, características e as principais abordagens teórica sobre o Transtorno do Espectro Autista

Objetivos Específicos:

  • Conhecer, desenvolver e aplicar estratégias de trabalho e orientação para as famílias de crianças com TEA;
  • Conhecer e aplicar metodologias de pesquisa na área dos TEA;
  • Demonstrar a importância do AEE para os alunos.

Conteúdo programático:

  1. Conceituação, caracterização e legislação que ampara o Transtorno do Espectro Autista.
  2. As diferentes compreensões do Autismo.
  3. O Autismo e as TIC’s.
  4. Transtorno do Espectro Autista e a educação escolar.
  5. Aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista.

Ementa:

  • Alfabeto;
  • Apresentação pessoal;
  • Gramática (presente simples e presente contínuo: afirmar,perguntar e negar);
  • Preposições, artigos, pronomes demonstrativos, pronomes pessoais, pronomes possessivos;
  • Vocabulário (ações, números, cores, objetos, adjetivos);
  • Como dizer as horas;
  • Como pronunciar palavras;
  • Como criar frases.

Objetivos Gerais:

Permitir ao aluno aprender noções básicas de inglês, como vocabulário e gramática.

Objetivos Específicos:

Articular os projetos escolares com as práticas educativas e novas formas de rotinas e planos educacionais.
Praticar ações educativas não formais: com a importância dos ambientes em que se realizam.

Ementa:

  • Dias da semana;
  • Datas (meses, dias e anos);
  • Expressões de tempo;
  • Gramática (Imperativo, Futuro com Going To, Passado Simples: afirmar, perguntar e negar);
  • CAN para habilidades;
  • Contável e Incontável;
  • Vocabulário (comida, partes do corpo, profissões, esportes, habilidades, meses, anos, datas comemorativas);
  • Localização;

Objetivos Gerais:

Permitir ao aluno aprender noções básicas de inglês, como vocabulário e gramática.

Objetivos Específicos:

Permitir ao aluno compreender e também conseguir se comunicar podendo falar de assuntos que utilizem vocabulários como profissões, partes do corpo, comidas, esportes, datas especiais e habilidades.
Permitir ao aluno compreender e também conseguir se comunicar utilizando a gramática aprendida, como simple present, future with going to e simple past, sendo capaz de formular perguntas e respostas.

Método de avaliação:

Realização do exercício on-line com atribuição de nota mínima 5 (50%).

Metodologia:

Aulas expositivas, caderno interativo e exercícios de fixação.

Certificação

O certificado será emitido ao final do curso por meio de solicitação do aluno.

  1. Ementa:

Origem e desenvolvimento do campo curricular. Teorias sobre o currículo. Currículo, ideologia, saber e poder. Currículo como construção social. Currículo, identidade e multiculturalidade. Exercício da docência no cotidiana da Educação Básica.

Objetivos Gerais:

Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos que permeiam o currículo escolar curricular.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar o currículo escolar e perceber como o mesmo constitui elemento indispensável na proposta pedagógica da escola.
  • Perceber como se constitui um currículo escolar.
  • Reconhecer o currículo escolar como instrumento mediador das práticas docentes da escola.

Conteúdo programático:

  • 1. Origem e desenvolvimento do campo curricular.
    • 1.1 – O que é Currículo?
    • 1.2 – Conceituação de Currículo Escolar
    • 1.3 – Trajetória do Currículo
    • 1.4 – Legislações
  • 2 Teorias sobre o currículo
    • 2.1 – Tradicional
    • 2.2 – Crítica
    • 2.3 – Pós crítica
  • 3. Currículo, identidade e multiculturalidade.
  • 4. Exercício da docência no cotidiano da Educação Básica.

Ementa:

Comportamentos éticos no ambiente de trabalho. A importância do relacionamento interpessoal e intrapessoal. Comunicação no ambiente de trabalho. Sistemas de acesso: conceitos e estruturação. Organização de arquivos físicos e digitais.

Objetivos Gerais:

Estimular o aluno a desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento, baseado em princípios éticos.

Objetivos Específicos:

  • Preparar o aluno para atuar com qualidade no trabalho através de relacionamentos saudáveis e comunicação assertiva.
  • Preparar o aluno para utilizar sistemas de acessos de pessoas, e organizar arquivos físicos e digitais.
  • Transmitir conceitos de sistemas de acesso de pessoas e organização de arquivos físicos e digitais.

Conteúdo programático:

  • Ética profissional
  • Relacionamento interpessoal e intrapessoal
  • Comunicação no ambiente de trabalho
  • Marketing pessoal
  • Sistema de acesso
  • Arquivo

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