QUALIFICA PALHOÇA 

O Qualifica Palhoça é um projeto que tem a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes e servidores públicos do município, aperfeiçoando as habilidades dos profissionais e reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado. 

O objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, oferecendo capacitações através de cursos, palestras e oficinas aos candidatos a vagas de emprego e aos participantes do programa Jovem Aprendiz no município de Palhoça.

— INSCREVA-SE —

Cursos Abertos

Ementa:

Conceituação, caracterização e legislação que ampara o Transtorno do Espectro Autista. As diferentes compreensões do Autismo. O Autismo e as TIC’s. Transtorno do Espectro Autista e a educação escolar. Aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista.

Objetivo Geral:

Conhecer a conceituação, características e as principais abordagens teórica sobre o Transtorno do Espectro Autista

Objetivos Específicos:

  • Conhecer, desenvolver e aplicar estratégias de trabalho e orientação para as famílias de crianças com TEA;
  • Conhecer e aplicar metodologias de pesquisa na área dos TEA;
  • Demonstrar a importância do AEE para os alunos.

Conteúdo programático:

  1. Conceituação, caracterização e legislação que ampara o Transtorno do Espectro Autista.
  2. As diferentes compreensões do Autismo.
  3. O Autismo e as TIC’s.
  4. Transtorno do Espectro Autista e a educação escolar.
  5. Aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista.

Ementa:

  • Alfabeto;
  • Apresentação pessoal;
  • Gramática (presente simples e presente contínuo: afirmar,perguntar e negar);
  • Preposições, artigos, pronomes demonstrativos, pronomes pessoais, pronomes possessivos;
  • Vocabulário (ações, números, cores, objetos, adjetivos);
  • Como dizer as horas;
  • Como pronunciar palavras;
  • Como criar frases.

Objetivos Gerais:

Permitir ao aluno aprender noções básicas de inglês, como vocabulário e gramática.

Objetivos Específicos:

Articular os projetos escolares com as práticas educativas e novas formas de rotinas e planos educacionais.
Praticar ações educativas não formais: com a importância dos ambientes em que se realizam.

Ementa:

  • Dias da semana;
  • Datas (meses, dias e anos);
  • Expressões de tempo;
  • Gramática (Imperativo, Futuro com Going To, Passado Simples: afirmar, perguntar e negar);
  • CAN para habilidades;
  • Contável e Incontável;
  • Vocabulário (comida, partes do corpo, profissões, esportes, habilidades, meses, anos, datas comemorativas);
  • Localização;

Objetivos Gerais:

Permitir ao aluno aprender noções básicas de inglês, como vocabulário e gramática.

Objetivos Específicos:

Permitir ao aluno compreender e também conseguir se comunicar podendo falar de assuntos que utilizem vocabulários como profissões, partes do corpo, comidas, esportes, datas especiais e habilidades.
Permitir ao aluno compreender e também conseguir se comunicar utilizando a gramática aprendida, como simple present, future with going to e simple past, sendo capaz de formular perguntas e respostas.

Método de avaliação:

Realização do exercício on-line com atribuição de nota mínima 5 (50%).

Metodologia:

Aulas expositivas, caderno interativo e exercícios de fixação.

Certificação

O certificado será emitido ao final do curso por meio de solicitação do aluno.

  1. Ementa:

Origem e desenvolvimento do campo curricular. Teorias sobre o currículo. Currículo, ideologia, saber e poder. Currículo como construção social. Currículo, identidade e multiculturalidade. Exercício da docência no cotidiana da Educação Básica.

Objetivos Gerais:

Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos que permeiam o currículo escolar curricular.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar o currículo escolar e perceber como o mesmo constitui elemento indispensável na proposta pedagógica da escola.
  • Perceber como se constitui um currículo escolar.
  • Reconhecer o currículo escolar como instrumento mediador das práticas docentes da escola.

Conteúdo programático:

  • 1. Origem e desenvolvimento do campo curricular.
    • 1.1 – O que é Currículo?
    • 1.2 – Conceituação de Currículo Escolar
    • 1.3 – Trajetória do Currículo
    • 1.4 – Legislações
  • 2 Teorias sobre o currículo
    • 2.1 – Tradicional
    • 2.2 – Crítica
    • 2.3 – Pós crítica
  • 3. Currículo, identidade e multiculturalidade.
  • 4. Exercício da docência no cotidiano da Educação Básica.

Ementa:

Comportamentos éticos no ambiente de trabalho. A importância do relacionamento interpessoal e intrapessoal. Comunicação no ambiente de trabalho. Sistemas de acesso: conceitos e estruturação. Organização de arquivos físicos e digitais.

Objetivos Gerais:

Estimular o aluno a desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento, baseado em princípios éticos.

Objetivos Específicos:

  • Preparar o aluno para atuar com qualidade no trabalho através de relacionamentos saudáveis e comunicação assertiva.
  • Preparar o aluno para utilizar sistemas de acessos de pessoas, e organizar arquivos físicos e digitais.
  • Transmitir conceitos de sistemas de acesso de pessoas e organização de arquivos físicos e digitais.

Conteúdo programático:

  • Ética profissional
  • Relacionamento interpessoal e intrapessoal
  • Comunicação no ambiente de trabalho
  • Marketing pessoal
  • Sistema de acesso
  • Arquivo

Curso Presencial

Turma 1 – Início em 07/02/2022 – Horário 18h40 às 22h – Segunda a Sexta

Requisitos de Acesso
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: cursando o Ensino Médio

Local: Senac Palhoça - Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Palhoça/SC

Curso Presencial

Turma 1 – Início em 21/02/2022 – Horário 8h30 às 11h50 – Segunda a Sexta
Turma 2 – Início em 21/02/2022 – Horário 18h40 às 22h – Segunda a Sexta

Requisitos de Acesso
Idade mínima: 14 anos
Escolaridade: anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Local: Senac Palhoça - Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Palhoça/SC.

Curso Presencial

Turma 1 – Início em 07/03/2022 – Horário 8h30 às 11h50 – Segunda a Sexta
Turma 2 – Início em 07/03/2022 – Horário 18h40 às 22h – Segunda a Sexta

Requisitos de Acesso
Idade mínima: 15 anos
Escolaridade: cursando o Ensino Médio.

Local: Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Palhoça/SC.

Curso Presencial

Turma 1 – Início em 04/07/2022 – Horário 8h30 às 11h50 – Segunda a Sexta
Turma 2 – Início em 04/07/2022 – Horário 18h40 às 22h – Segunda a Sexta

Requisitos de Acesso
Idade mínima: 15 anos
Escolaridade: Ensino Médio incompleto

Local: Senac Palhoça - Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Palhoça/SC.

Curso Presencial

Turma 1 – Início em 14/03/2022 – Horário 8h às 12h10 – Segunda a Sexta

Requisitos de Acesso
Idade mínima: 17 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Local: Senac Palhoça - Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Palhoça/SC.

Curso Presencial

Turma 1 – Início em 07/03/2022 – Horário 18h40 às 22h – Segunda a Sexta
Turma 2 – Início em 11/07/2022 – Horário 18h40 às 22h – Segunda a Sexta

Requisitos de Acesso
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo.

Local: Senac Palhoça - Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Palhoça/SC.

— Acompanhe —

Posts e Eventos

empregapalhoca@inaitec.com.br
Av. das Águias, 231, Pedra Branca. Palhoça/SC
CEP 88137-280

IDEALIZADORES:

PARCEIROS: